VERIFICAÇÃO DE FACTOS NO SUL DA EUROPA: PRÁTICAS, IMPACTO E EFICÁCIA
“Checking the fact-checkers” – aPEaSE (“Verificar os verificadores de factos: práticas e eficácia no sul da Europa”) é um projeto financiado pela FCT, Fundação de Ciência e Tecnologia (2023.12581.PEX), integrado no CICANT, Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias.
O aPEaSE tem como objetivo compreender as estratégias de fact-checking no combate à desinformação, bem como proporcionar uma compreensão mais aprofundada das interações entre a política e a informação verificada, em três países do sul da Europa: Portugal, Espanha e Itália. Estes países têm histórias e experiências diferentes em relação ao fact-checking, mas todos enfrentam desafios semelhantes relacionados com a desinformação e o contexto político atual.
OBJETIVOS
Assente em quatro eixos estruturantes, o projeto concentra-se:
1) na análise do fact-checking como profissão e movimento jornalístico, examinando os critérios e métodos de trabalho;
2) na perceção e atitude do público em relação ao fact-checking, compreendendo o nível de familiaridade com a prática e os hábitos de consumo noticiosos;
3) na avaliação do impacto e eficácia do fact-checking nas redes sociais, explorando os desafios impostos pelos algoritmos em bolhas de filtro e câmaras de eco partidárias;
4) na análise de como o fact-checking influencia as diferentes agendas políticas e mediáticas.
ENTIDADES PARCEIRAS
Universidade Lusófona
A Universidade Lusófona apresenta um forte perfil internacional, especialmente nos países de língua portuguesa. Apoiada por 11 unidades de I&D, acolhe mais de 16.900 estudantes e 1.671 funcionários em 15 Faculdades e Escolas, oferecendo uma vasta gama de cursos e programas de aprendizagem ao longo da vida.
LabCom
O LabCom, como unidade de investigação em Ciências da Comunicação, destaca-se pelo seu compromisso com a investigação avançada em comunicação e novas tecnologias. A forte presença online fá-lo contar com cinco revistas, quatro bibliotecas, uma editora, um jornal digital e três bases de dados nas áreas do cinema e da imagem. Esta abordagem alinhada com as tecnologias emergentes reflete uma compreensão avançada da intersecção entre a comunicação e os media digitais.
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Enquanto instituição de ensino, a UTAD oferece ciclos de estudos na área da Comunicação, tanto ao nível da licenciatura como do mestrado. A qualidade dos equipamentos dedicados a esta área é um fator crucial, indicando que a universidade está empenhada em disponibilizar recursos modernos e eficientes para o ensino e investigação neste domínio. A menção aos projetos UTAD-TV e Media Park evidencia igualmente o seu investimento e a sua aposta na área da Comunicação.
Universidad Rey Juan Carlos
A Universidad Rey Juan Carlos, localizada no distrito de Vicálvaro, em Espanha, é uma instituição de ensino e investigação muito avançada nos domínios da comunicação, nomeadamente do jornalismo. Esta dispõe de laboratórios específicos para a comunicação digital e ciências da comunicação, tais como estúdios de rádio e televisão ou laboratórios de fotografia.
Universidad de Sevilla
A Universidad de Sevilla é uma instituição de ensino muito especializada nas áreas da comunicação e do jornalismo. A universidade mantém uma cultura de investigação intensa, o que garante a qualidade das tarefas realizadas pelos investigadores da nossa equipa.
A EQUIPA
Conheça os investigadores.

João Pedro Baptista
Coordenador
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, CICANT
Investigador, ex-jornalista e professor, com foco de investigação em desinformação, literacia mediática e confiança cívica.

Anabela Gradim
Investigadora
Universidade da Beira interior, LabCom
Professora na Universidade da Beira Interior e coordenadora do LabCom, com foco em investigação sobre jornalismo e comunicação de ciência.
Email | Ciência ID

Concha Pérez Curiel
Investigadora
Universidad de Sevilla
Professora na Universidade de Sevilha, com foco em investigação sobre comunicação política, jornalismo e desinformação.
Email | Ciência ID

Daniela Esperança Monteiro da Fonseca
Investigadora
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Pró-Reitora para a Cultura, Comunicação e Imagem da UTAD, com foco em investigação no ramo das Relações Públicas.
Email | Ciência ID

Fábio Ribeiro
Investigador
Universidade Lusófona, CICANT
Professor na UTAD, com foco em investigação sobre a interatividade entre os cidadãos e os media, os media de proximidade e a comunicação de ciência.
Email | Ciência ID

Florence Oliveira
Investigadora
Universidade da Beira interior, LabCom
Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior, com foco em investigação sobre fact-checking.
Email | Ciência ID

Pedro Daniel Rodrigues da Costa
Investigador
Universidade Lusófona, CICANT
Investigador, professor na Universidade Lusófona e na Escola Superior de Negócios Atlântico, vice-coordenador do GT de Comunicação Intercultural, na SOPCOM, com foco em investigação sobre cultura digital, cultura contemporânea, discurso de ódio, desinformação e qualidade da informação, alterações climáticas nas redes digitais, suicídio online e cibercultura.
Email | Ciência ID

Rubén Rivas de Roca
Investigador
Universidad Rey Juan Carlos
Professor na ANECA, na Universidade de Santiago de Compostela e antigo professor na Universidad Rey Juan Carlos e na Universidad de Sevilla, com foco em investigação sobre comunicação política, meios de comunicação locais e novos meios digitais, políticas de comunicação da UE e seu impacto nos meios de comunicação.
Email | Ciência ID

Francisco Conrado
Bolseiro de Investigação CICANT
Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, onde realiza investigação sobre a relação entre as redes sociais e os meios de comunicação tradicionais na construção do discurso público.
Email | Ciência ID
